Salvador (BA), 09 de novembro de 2008.
Fórum Baiano da Juventude
XIII Congresso Espírita da Bahia
Carta de Adesão
O Fórum Baiano da Juventude foi realizado durante a XIII Congresso Espírita da Bahia no período de 08 a 09.11.2008, e contou com a presença de 178 inscritos, representando juventudes espíritas de variadas cidades do Estado da Bahia.
As atividades foram iniciadas com exposições que visaram provocar a reflexão crítica, e abordaram os seguintes tópicos: “o jovem e os atrativos e desafios da sociedade contemporânea” (por Nahon Castro); “o educador juvenil espírita” (por Maria Matilde); “Metodologias e tecnologias educacionais” (por Maria Helena Kravchynchyn) e “o pós-juventude no movimento espírita e o Espiritismo como saber transdisciplinar na vida juvenil universitária” (por André Luiz Peixinho).
Após as exposições, os participantes, em plenário, tiveram oportunidade de questionar os expositores, em um espaço aberto para o debate esclarecedor. Dando prosseguimento, os participantes dividiram-se em grupos com o objetivo de estabelecer propostas de viável implementação, as quais foram reunidas na carta de adesão que ora apresentamos, após mais uma sessão de debates em que questões palpitantes foram ventiladas.
Seguem as propostas definidas pelos participantes que se comprometeram através de comissões definidas no plenário a implementação das mesmas:
- Identificação de líderes e formação de educadores juvenis espíritas.
- Criação de um ambiente virtual para publicação de novos conhecimentos e experiências desenvolvidas pelos diversos educadores juvenis espíritas.
- Realização de um Encontro no início de 2009 para aprofundamento e discussão de uma proposta pedagógica direcionada ao trabalho e às necessidades da juventude (conteúdos, metodologias e tecnologias).
- Criação de Grupo de Pós-juventude no Centro Espírita;
-Criação de um Grupo de formação de palestrantes;
-Construção de grupos de estudos de temas atuais à luz da Doutrina em espaços sociais, a exemplo das universidades;
-Realização de um Festival de Arte em 2009;
-Realização de encontros culturais entre as juventudes;
-Estabelecimento de um grupo de palestras itinerantes produzidas pelos jovens;
-Construção de um portal virtual para divulgação e difusão dos trabalhos das diversas juventudes espíritas;
-Realização de um programa de rádio espírita com participação ativa da juventude.