sexta-feira, 10 de abril de 2009

TEXTOS PARA DIÁLOGO

Olá meus queridos irmãos e irmãs,

Hoje estamos dando mais um passo na direção desse evento maravilhoso que será a CONJES 2009.

Começaremos a colocar aqui no blog e no Orkut textos sobre o tema SEXUALIDADE para que possamos iniciar um debate aqui, nos instrumentalizando para chegarmos com todo o gás para as conversas e trabalhos no dia do evento.

Esperamos que todos vocês gostem desses textos e se tiverem algum texto que achem interessantes, enviem-nos através do e-mail "comunicacao.cij.feeb@gmail.com" com o assunto "Texto para Blog".

Estamos esperando por vocês.

Abraços.


_________________________________________________________________________________________


O ADOLESCENTE E O SEU PROJETO DE VIDA

A partir de Freud o conceito de sexo sofreu uma quase radical transformação. O eminente Pai da Psicanálise procurou demonstrar que a sexualidade é algo maior do que se lhe atribuía até então, quando reduzida somente à função sexual. Ficou estabelecido que a mesma tem muito mais a ver com o indivíduo no seu conjunto, do que específica e unicamente com o órgão genital, exercendo uma forte influência na personalidade do ser. Naturalmente, houve excesso na proposta em pauta, nos seus primórdios, chegando-se mesmo ao radicalismo, que pretendia ser a vida uma função totalmente sexual, portanto, perturbadora e conflitiva. Sempre se teve como fundamental que a vida sexual tinha origem na puberdade, no entanto, sempre também se constataram casos de manifestações prematuras do sexo, em razão do amadurecimento precoce das glândulas genésicas.

À Freud coube a tarefa desafiadora de demonstrar a diferença existente entre a glândula genital, responsável pela função procriadora, e a de natureza sexual, que se encontra ínsita na criança desde o seu nascimento, experimentando as naturais transformações que culminariam na sexualidade do ser adulto. Ainda, para Freud, a função de natureza sexual é resultado da aglutinação de diversos instintos — heranças naturais do trânsito do ser pelas fases primárias da vida, nas quais houve predominância da natureza animal, portanto, instintiva que se vão transformando, organizando e completando-se até alcançarem o momento da reprodução, igualmente ligada àquele período inicial da evolução dos seres na Terra.

No transcurso desse desenvolvimento dos denominados instintos parciais, muitos fatores ocorrem naturalmente, sendo asfixiados, transferidos psicologicamente, alterados, dando nascimento a inúmeros conflitos da personalidade. A personalidade, desse modo, é o resultado de todas essas alterações que sucedem nas faixas primeiras da vida e que são modificadas, transformadas e orientadas de forma a construir o ser equilibrado.

Trata-se, portanto, de uma força interior que se desenvolve no ser humano e quase o domina por inteiro, estabelecendo normas de conduta e de atividade, que o fazem feliz ou desventurado, saudável ou enfermo.

Adolescência e Vida (Joanna de Ângelis)


_________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário: