quinta-feira, 30 de junho de 2011

Apresentação | Inscrição | Programação | Palestrantes | Local do Evento | Trabalho Científico Prêmio Élzio Ferreira de Souza

Salvador, De 7 a 9 de Julho de 2011

Palestrantes

ADENÁUER NOVAES (BA)
Psicólogo Clínico. Graduado em Engenharia Civil e Filosofia. Docente do Curso de Pós-Graduação de Psicologia Analítica Junguiana. Conferencista Internacional. Fundador, membro do Conselho Superior e da Diretoria Executiva da Fundação Lar Harmonia. Escritor, autor de diversas obras, entre elas: “Psicologia do Evangelho, “Psicologia e Mediunidade”. “Mito Pessoal e Destino Humano”, “Conhecendo o Espiritismo”, várias traduzidas para o inglês e espanhol, os direitos autorais de todas as suas obras foram doados integralmente às obras sociais mantidas pela Fundação Lar Harmonia.

ANDRÉ LUIZ PEIXINHO (BA)
Médico. Graduado em Psicologia e Filosofia. Professor, Coordenador de Cursos de Pós-Graduação da Escola Baiana de Medicina. Conferencista, autor da obra “A Face Eterna do Ser”. Mestre e Doutor em Educação, fundador e dirigente da Sociedade Hólon em Salvador e atual Presidente da Federação Espírita do Estado da Bahia.

ALYSSON LEANDRO MASCARO (SP)
Advogado militante. Professor de Filosofia do Direito e de Direito Político e Econômico na Graduação e Pós-graduação na Universidade Mackenzie e USP. Doutor em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Universidade de São Paulo. É um dos fundadores do curso de Direito da Fundação Padre Albino. Conferencista e pesquisador em Filosofia do Direito. Liderou o processo de implantação do curso de direito da Faculdade Zumbi dos Palmares, primeira instituição de ensino superior na América Latina a ter como fundamento a inclusão da população negra e o tema da diversidade. É escritor de obras jurídicas e espíritas, entre elas estão: “Introdução ao Estudo do Direito”, “Filosofia do Direito” “Introdução ao Estudo do Espiritismo”

CARLOS MARTEL GUANAES (BA)
Promotor de Justiça do Estado da Bahia. Conferencista e Professor de Direito da Universidade Católica do Salvador.

CARLOS D’AVILA (BA)
Juiz Federal – BA. Conferencista. (Ainda sem recebimento do Currículo do Palestrante)

CYNTHIA MARIA PINA REZENDE (BA)
Desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, Diretora da Escola Judiciária Eleitoral, integra a Coordenação do Núcleo Jurídico e de Cidadania da Fundação Lar Harmonia.

DJALMA ARGOLLO (BA)
Terapeuta Junguiano, graduado em Ciências Estatísticas. Conferencista internacional, é presidente da AMAR – Sociedade de Estudos Espíritas, e membro do Conselho Superior da Fundação Lar Harmonia. Escritor, tendo traduzido “O Livro dos Espíritos”e co-tradutor de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, realizou traduções do grego, comentadas à luz da Doutrina Espírita. Os direitos autorais de várias das suas obras foram doados à Fundação Lar Harmonia.

EDUARDO FERREIRA VALÉRIO (SP)
Promotor de Justiça do Estado de São Paulo. Diretor da Associação Jurídico-Espírita do Estado de São Paulo e Dirigente do Centro Espírita Divino Mestre e São José dos Campos-SP. Co-autor do livro “Direito e Espiritismo”.

FRED DIDIER (BA)
Advogado e Professor do Curso de Direito da UFBA. Mestre em Direito pela UFBA e Doutor em Direito pela PUC/SP, obtendo pós-doutoramento pela Universidade de Lisboa. É autor, co-autor e organizador de vinte e cinco livros sobre diversos temas, principalmente Direito Processual Civil. Sua obra mais famosa é o Curso de Direito Processual Civil.

HÉLIO RIBEIRO (RJ)
Advogado militante. Conferencista. Diretor da área de ensino do Instituto Espírita Bezerra de Menezes, de Niterói-RJ, Presidente da Casa de Batuíra - São Gonçalo-RJ, é membro do Conselho Diretor do Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro, e do Conselho Superior da Federação Espírita Brasileira, é Vice Presidente de Assuntos Doutrinários da Associação Jurídico Espírita do Brasil. Presidente da Associação Jurídico Espírita – RJ e Vice-presidente da Associação Jurídico Espírita – Brasil.

KÉOPS DE VASCONCELOS AMARAL VIEIRA PIRES (PB)
Juiz de Direito/Campina Grande-PB, Delegado da ABRAME - Associação Brasileira dos Magistrados Espíritas/PB, Vice-Presidente da Associação Municipal de Espiritismo de Campina Grande-PB, Diretor Executivo do Núcleo de Estudos da Doutrina Espírita – NEDE, Especialista em Direito Processual Civil – UFPE.

MARCEL CADIDÉ MARIANO (BA)
Graduado em Direito. Professor licenciado em História pela FFPP. Funcionário Público Estadual, Assessor Jurídico da Vara da Infância e Juventude de Salvador – BA. Membro do Conselho Deliberativo da Federação Espírita do Estado da Bahia. Conferencista Internacional.

MARIA PIEDADE BUENO TEIXEIRA (DF)
Desembargadora Federal do Trabalho no Distrito Federal e Tocantins. Voluntária na Federação Espírita Brasileira, no seu Departamento de Assistência Social e no Departamento de Assistência Espiritual.

MÔNICA AGUIAR (BA)
Juíza Federal/BA, Mestra e Doutora em Direito Civil pela PUC/SP. Professora de Direito Civil e Bioética dos programas de Graduação e Pós-Graduação da UFBA. Membro da Academia de Letras Jurídicas da Bahia. Escritora. Integra a Coordenação do Núcleo Jurídico e de Cidadania da Fundação Lar Harmonia e membro da ABRAME – Associação Brasileira de Magistrados Espíritas/BA.

PABLO STOLZE (BA)
Juiz Estadual - BA, professor de Direito Civil pela Universidade Federal da Bahia, da Escola de Magistrados da Bahia e da Rede Jurídica LFG. Pós-graduado em Direito Civil pela Fundação Faculdade de Direito da Bahia. É Mestre em Direito Civil pela PUC-SP. Conferencista, Escritor, é autor e co-autor de várias obras jurídicas, incluindo a coleção “Novo Curso de Direito Civil”.

RODOLFO PAMPLONA (BA)
Juiz Federal do Trabalho/Salvador-BA. Professor de Direito Civil e Direito Processual do Trabalho dos cursos de Graduação e Pós Graduação da UFBA, UNIFACS e Juspodium. Membro da Academia Nacional de Direito do Trabalho e da Academia de Letras Jurídicas da Bahia. Mestre e Doutor em Direito do Trabalho pela PUC-SP e Especialista em Direito Civil pela Fundação Faculdade de Direito da Bahia. Escritor, Autor de diversas obras jurídicas.

ROSEMEIRE FERNANDES (BA)
Juíza Federal do Trabalho/Itapetinga-BA. Diretora da Associação Brasileira de Magistrados Trabalhistas – BA. Delegada da Associação Brasileira de Magistrados Espíritas na Bahia - ABRAME. Integra a Coordenação do Núcleo Jurídico e de Cidadania da Fundação Lar Harmonia.

SALOMÃO RESEDÁ (BA)
Juiz de Direito da Vara da Infância e Juventude – Salvador BA. Conferencista.
(Ainda sem recebimento do Currículo do Palestrante)

(

SAUL VENÂNCIO DE QUADROS FILHO (BA)
Advogado militante. É Professor de Direito do Trabalho e de Direito Constitucional da Universidade Católica do Salvador, pós-graduado em Didática do Ensino Superior pela UCSAL Membro do Instituto dos Advogados da Bahia, do Instituto Brasileiro de Direito Constitucional e da Associação Ibero Americana de Direito do Trabalho. Foi Procurador Geral do Município do Salvador, atualmente é o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção da Bahia.

SÉRGIO NOGUEIRA RÉIS (BA)
Advogado militante, especialista em Direito Empresarial. Diretor Jurídico da Associação UNIPAZ - BA, Mestre em Direito pela UFBA, Presidente da Comissão de Bioética e Biodireito da OAB-BA, Diretor da Sociedade Brasileira de Bioética e Membro do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB, Representante no Brasil da I.A.H.L – International Alliance of Holistic Lawyers. Conferencista, Escritor, autor e co-autor de diversas obras, entre elas “Justiça Divina x Justiça dos Homens”.

TIAGO CINTRA ESSADO (SP)
Promotor de Justiça do Estado de São Paulo. Fundou e Preside a Associação Jurídico-Espírita Brasileira – AJE – Brasil e é presidente da Associação Jurídico-Espírita do Estado de São Paulo – AJE-SP. Doutorando em Processo Penal na USP. Escritor, co-autor da obra “Direito e Espiritismo”

VELOCINO CAMARGO NETO (RS)
Perito Criminal do Estado do Rio Grande do Sul, Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais e em Engenharia Mecânica, Mestre em Ciências Criminais, Professor de Criminalística do Curso de Pós Graduação da UNISC e CESULBRA especialista em Direito Penal, Conferencista, Vice-Presidente da Associação Jurídico Espírita do Rio Grande do Sul, Vice-Presidente da Sociedade Espírita Caminho da Luz e da AJE-RS. Conferencista.

Programação

Dia 07 (quinta-feira)

Noite

  • 19:00 – Credenciamento
  • 19:50 - Abertura Welcome Coffee
  • 20:00 - Conferência Magna de Abertura “Direito e Espiritualidade: Uma Mudança de Paradigma” – psicólogo Adenáuer Novaes (BA)

Dia 08 (sexta-feira)

Manhã

  • 8:30 - Palestra “Direito à Vida e Espiritualidade" – Hélio Ribeiro (RJ)
  • 9:30 - Painel - Aborto: Implicações Jurídicas e Espirituais.
    - Mônica Aguiar (BA)
    - André Luiz Peixinho (BA)
    - Velocino Camargo (RS)
  • 10:30 – Coffee-break
  • 11h00 - Palestra - "Os Direitos Constitucionais e a Espiritualidade"- Marcel Mariano (BA)
  • 12:30 – Almoço - Fundação Lar Harmonia

Tarde

  • 14:00 – Palestra – “Direito de Família e Espiritualidade”- Pablo Stolze (BA)
  • 15:00 - Painel “O Preconceito e a Espiritualidade”
    - Fred Didier (BA)
    - Eduardo Valério (SP)
    - Saul Quadros (BA)
  • 16:00 – Coffee-break
  • 16:30 – Painel “A Eutanásia: Efeitos Jurídicos e Espirituais”
    - Tiago Essado (SP)
    - Djalma Argollo (BA)
  • 17:30 – Painel “A Justiça de Deus e a Justiça dos Homens”
    - Desembargadora Cynthia Rezende (BA)
    - Carlos D'Avila Teixeira (BA)
    - Sérgio Nogueira Réis (BA)

Noite Jantar - LIVRE

Dia 09 (sábado)

Manhã LIVRE

Tarde

  • 14:00 - Prêmio Elzio Ferreira de Souza – Apresentação dos Trabalhos Científicos - Coordenação Sérgio Nogueira Reis e Monica Aguiar.
  • 16:00 – Painel “O Direito da Criança e do Adolescente, sob o olhar Jurídico e Espiritual ”
    - Salomão Resedá (BA)
    - Carlos Martel Guanaes (BA)
    - Kéops de Vasconcelos Amaral Vieira Pires (PB)
  • 17:00 -Mesa Redonda: Diretos Sociais e Espiritualidade
    - Rosemeire Fernades (BA)
    - Rodolfo Pamplona (BA)
    - Desembargadora Maria Piedade Bueno Teixeira (DF)
  • 18:30 – Coffee-Break

Noite

  • 19h Palestra Magna de Encerramento e Aniversário do Núcleo Jurídico e de Cidadania Mª Terezinha Ferraz Freire de Novaes - "O Operador do Direito e a Espiritualidade" - Alysson Leandro Mascaro (SP)

Dia 10 (Domingo)

Manhã

  • 9:00 – 12:00 - Reunião da AJE – Brasil

Nenhum comentário: